Você faz caminhada todos os dias?
- Faça disso um exercício de mindfulness! -
Por Joyce Barsotti Cunha
- março de 2023 -
Você costuma ir a pé para o trabalho, para a escola ou para o supermercado porque mora a uma curta distância? Ou você sempre tem que andar um pouco até o transporte público? Faça desses momentos uma caminhada consciente! O mindfulness (ou atenção plena), é a prática de se concentrar completamente no presente, e é uma prática poderosa!
Quando vivemos - comemos, ouvimos, andamos - com mais atenção, desligamos o 'piloto automático' por um tempo. Preste atenção nesse piloto automático em sua vida e provavelmente ficará chocado com o fato de que estamos sempre correndo, sem realmente prestar atenção aos nossos sentimentos, nem ao ambiente ao nosso redor ou às sensações que ele desperta. Uma pena, porque assim perdemos toda uma parte da vida!
Ao caminhar com calma e atenção, você vai conseguir desligar esse piloto automático, diminuir o estresse e a ansiedade, e até melhorar a memória.
A atenção plena permite que você experimente sua vida no presente sem ficar ruminando sobre o que acabou de acontecer, ou o que deveria ter acontecido, ou o que quase aconteceu. Mindfulness é a capacidade de prestar atenção ao que realmente importa.
Ser capaz de perceber que pensamentos e emoções surgem e desaparecem, em vez de simplesmente se identificar com eles, é uma espécie de superpoder. Mas não é um superpoder com o qual nascemos. A tagarelice mental inútil é o padrão de funcionamento do nosso cérebro e, até aprendermos a calar a nossa mente e vivermos plenamente no momento presente, nunca teremos um momento de paz em nossas vidas.
Vivemos em um ambiente que seduz nossa atenção a cada passo, e manter a atenção no que estamos fazendo não é fácil. Perder o foco faz parte do jogo, e para recuperá-lo é preciso intenção. Sua capacidade de focar sua atenção é seu bem mais valioso.
O primeiro passo para se tornar mais atento é observar para onde a atenção está sendo dirigida. Pergunte a si mesmo: "O que está tomando sua atenção diariamente é realmente algo significativo para você?"
Qualquer dia é um bom dia para praticar a atenção plena durante as suas caminhadas. A seguir, vou deixar três dicas para que você possa incorporar esse exercício ao seu dia a dia e tornar o mindfulness uma prática natural na sua rotina.
1. Desacelere
Sabe aquela imagem de quem passa por você com pressa, com o olhar fixo e sem realmente ver o que está acontecendo ao redor? Muitas vezes não estamos mesmo prestando atenção quando caminhamos para algum lugar. Nossa cabeça já está no destino ou ainda mais longe: pensando, planejando, se preocupando com o que 'deve' ser feito depois. No entanto, nosso corpo está apenas aqui. Ora, onde poderia estar senão no aqui e agora?
Mas como trazer sua mente também para o momento presente? Comece a desacelerar um pouco enquanto caminha todos os dias. Devagar, mais devagar. Ao desacelerar conscientemente, haverá naturalmente mais relaxamento e descanso em todo o seu corpo, incluindo a sua mente.
2. Volte sua atenção para seus pés
Se você quer calar a sua mente, distancie-se da sua cabeça e olhe para os pés. Concentre conscientemente sua atenção em seus pés e sinta como eles são levantados e abaixados. Pode ser no corredor do trabalho, quando for tomar café ou quando for de um lugar a outro para buscar algo: olhe com atenção para os seus pés, como se você beijasse a terra a cada passo.
Dica: 3. Abra seus sentidos
Outra ótima maneira de deixar de pensar e começar a sentir é abrir todos os seus sentidos. Você então se torna mais consciente do que está ao seu redor, sem ter que pensar mais sobre isso. Ao caminhar todos os dias, apenas olhe para as árvores, as nuvens à deriva, o céu azul - ou talvez cinza. Ouça os pássaros ou as vozes ao seu redor. Sinta a brisa fresca, sinta o sol quente na sua pele. Cheire o que você puder cheirar e transforme a sua caminhada em um passeio sensorial, atento e consciente!
Aos poucos, você irá descobrindo os prazeres do mindfulness e encontrando mais e mais momentos onde ele será útil. Pode ser nas pequenas caminhadas diárias, no trabalho, ou até mesmo no trânsito. Um ótimo conselho do professor budista Thich Nhat Hanh: se você estiver na rua, com pressa, ensine-se a sorrir quando tiver que esperar em um semáforo vermelho :)
Os especialistas concordam que a atenção plena pode fazer você se sentir muito melhor.
“O grande poder da atenção plena é que ela pode revelar uma sensação de bem-estar intrínseca, de simplesmente estar consciente a cada momento”, diz o neurocientista Sam Harris, um autor best-seller do New York Times. “Por meio da atenção plena, podemos descobrir que, seja o que for que buscamos realizar na vida, nunca poderemos ter felicidade plena. Só podemos ser felizes no momento presente. Fazer essa descoberta repetidas vezes é a essência da prática."
Joyce Barsotti Cunha
Psicóloga, Pedagoga e apaixonada pelo mundo da Educação. Fundadora da myJoy Academy.